Cristiane Brasil – Biografia



Cristiane Brasil Francisco nasceu em Petrópolis, município da Região Serrana do Rio de Janeiro. É filha de Roberto Jefferson Monteiro Francisco e Ecila Brasil da Silva Francisco, mãe de Cristian e Catarina e graduada em direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Iniciou a carreira política aos 29 anos de idade. Desde 2003 é filiada ao PTB, seu único partido e do qual sua família faz parte, sendo ela a quarta geração a integrar as fileiras da legenda trabalhista. Seu bisavô paterno, Ibrahim, foi fundador do PTB em 1945 e vereador. Seu avô, Roberto Francisco, é ex-vereador de Petrópolis. Seu pai, Roberto Jefferson, foi eleito seis vezes consecutivas deputado federal e atualmente é presidente nacional do PTB.

Uma das primeiras conquistas de Cristiane Brasil em sua trajetória política foi ser eleita vereadora da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2004. Posteriormente, foi reeleita por duas vezes seguidas, nos pleitos de 2008 e 2012. Na Câmara Municipal, atuou em prol dos idosos, sua principal frente de trabalho desde aquela época até os dias de hoje. Em 2005, no Legislativo do Rio de Janeiro, assumiu a Comissão Permanente do Idoso, da qual foi líder até o término de seu primeiro mandato.

Em 2007, tornou-se presidente nacional do PTB Mulher, ficando à frente do movimento feminino do partido por sete anos.
Em 2009, a convite do prefeito Eduardo Paes (PMDB), tornou-se secretária Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio. Ao longo de sua gestão, que durou até abril de 2014, deu continuidade a projetos como as Casas de Convivência, o Idoso em Família e o Rio Dignidade. Com a implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs), conseguiu proporcionar melhoras efetivas na saúde e na qualidade de vida dos participantes.

Em 2014, com aproximadamente 82 mil votos, Cristiane Brasil foi eleita deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Em dezembro do mesmo ano, foi eleita, por unanimidade, em convenção nacional, presidente nacional do PTB, permanecendo no cargo até 14 de abril de 2016, quando Roberto Jefferson foi reconduzido ao comando do partido.

Na Câmara dos Deputados, Cristiane Brasil participou de diversas comissões, como a de Constituição e Justiça, a de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a de Cultura, entre outras. A deputada também foi designada representante da Câmara em comissões externas como a que foi criada para acompanhar a crise fiscal instalada no Rio de Janeiro, assim como a que foi criada para acompanhar as medidas de prevenção a desastres e auxílio às vítimas de enchentes no Estado do Rio de Janeiro. Cristiane Brasil também atuou como membro do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara.